top of page

O mercado de design tá saturado? Sim. Mas isso pode ser bom (te explico por quê)

Se você joga no Google ou abre qualquer grupo de design, é provável que escute a mesma coisa:“O mercado tá saturado.” E tá mesmo. Mas isso não é o fim do mundo. Na verdade, pode até ser uma oportunidade. E eu vou te contar o porquê.


Saturado não quer dizer que não tem mais espaço pra ninguém. Quer dizer que tem muita gente oferecendo o mesmo tipo de serviço e muitas vezes, sem preparo.

É o famoso:
“Faço logo por 50 reais”
“Faço logo no Canva rapidinho”
“Entrego pra ontem”


O problema não é o Canva que inclusive, eu uso e AMO, mas obviamente não para fazer logotipo! Também não é a pressa, porque se for bem combinada (e cobrada como extra), tá tudo certo. O verdadeiro problema é a falta de critério, de estudo, de consciência sobre o que é, de fato, fazer design. E é justamente essa ausência que faz surgir tantos serviços com valores baixíssimos. Mas isso já é assunto pra outra conversa, porque tem muitas camadas aí. O ponto aqui é: sim, o mercado tá cheio. Mas cheio de trabalho mal executado, entrega superficial, design sem propósito. Se você se posiciona como alguém que sabe o que tá fazendo, que estuda, pesquisa, entende de marca, resolve problemas, você já tá acima da média.

E é disso que o mercado precisa: PROFISSIONAIS CAPACITADOS.

Enquanto muitos estão preocupados em agradar o algoritmo, tem marcas querendo ser entendidas, representadas, fortalecidas. E adivinha quem elas procuram? Profissionais capacitados que possam resolver seus problemas.


Não é sobre vencer a concorrência. É sobre se destacar dela.

Tem espaço, sim. Mas não pra quem faz mais do mesmo. Tem espaço pra quem cria com propósito.Pra quem estuda comportamento, tendências, identidade.Pra quem entende que design é ponte entre marcas e pessoas.

E se você estiver começando agora, eu sei que parece assustador. Mas todo mundo começa do zero. O que vai te fazer crescer não é ser perfeito logo de cara, é ter constância, curiosidade e responsabilidade com o que você entrega.

A real é: o mercado pode estar cheio, mas ainda tem sede.

Sede de autenticidade. Sede de ideias bem executadas. Sede de profissionais que enxergam além da estética.


Se você conseguir unir o seu olhar criativo com uma entrega consciente e estratégica, você não só encontra espaço… como cria o seu próprio.

 
 
 

Comentários


Vamos conversar  sobre um 

projeto legal? Me envie um e-mail :)

bottom of page